A Prefeitura de São Paulo convida a população a participar ativamente da revisão de seu Plano Diretor Estratégico através de sugestões, propostas e mapeamento colaborativo de problemas e possíveis soluções. Este é um importante passo para a construção de um plano diretor que leve realmente em consideração as necessidades e anseios da população.
As pessoas podem participar de três formas:
- através do mapeamento colaborativo, onde pode-se apontar diretamente no mapa municipal os locais que apresentam deficiências e propor soluções para os problemas identificados. Este espaço destina-se a criar uma base de dados de referências para o Plano Diretor Estratégico;
- através do Formulário de Propostas, onde as pessoas podem contribuir para o Plano Diretor Estratégico por meio de um enxuto texto que aponta as carências e propõe alguma intervenção;
- através da agenda de atividades, cujo objetivo é levantar propostas e contribuições em oficinas realizadas nas 31 Subprefeituras.
A participação popular ativa na tomada de decisões relativas aos planos diretores municipais é algo há muito tempo conhecido, e importantíssimo, diga-se de passagem, porém, a estratégia tomada pela Prefeitura de São Paulo amplia consideravelmente a abrangência desta colaboração e estreita os laços entre população e gestão urbana, disponibilizando online algumas ferramentas essenciais para o planejamento urbano.
No próximo sábado, 27 de julho, acontecerão as Oficinas de Propostas no Butantã, Lapa, Pinheiros e Sé. Mais informações sobre estas atividades aqui.
Fonte: gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br